sexta-feira, 22 de junho de 2012

Demorei, mas voltei - Relato Chá de Cozinha

Meninas, confesso que uma das minhas grandes expectativas do casamento era o meu chá de panelas! Quando comecei a pesquisar quando e como fazer, o que tinha na cabeça é que gostaria que as convidadas interagissem entre si, e se divertissem muitooooo! Como agendei o chá com muita antecedência tinha a doce ilusão de que já estaria com o apartamento e queria muito fazer no salão de festas do prédio, mais tanto minha mãe como o noivo, acharam melhor que não... o medo do noivo era que as pessoas quisessem ir conhecer o apartamento mesmo antes de estar terminado, e minha mãe acho que realmente queria que eu fizesse em casa... depois de pensar muito e analisar as possibilidades e ouvir os conselhos de mais algumas pessoas, acabei me decidindo por fazer na minha casa mesmo, pois mesmo que estivesse frio era possível remediar o problema... Acho que marquei a data do Chá com uns 16 meses de antecedência, e queria que ele fosse em junho para que eu tivesse tempo do que eu não ganhasse, comprar com calma... e também já ir ajeitando as minhas coisinhas no apto (naquela época tinha a ilusão que estaria “nos finalmentes” do apto). Então escolhi a data 10 de junho... e só descobri que era um feriado prolongado, quando faltava apenas 1 mês... mas tudo já estava marcado e convites entregues... então apesar de ter me dado um pânico danado... não tinha o que ser feito! Era torcer para que as meninas viessem!

Eu gosto muito de fazer as coisas eu mesma, então procurei na internet várias opções de convite, e a minha inspiração foi esse aqui:

Como defini a decoração do Chá nas cores Rosa e Pink os meus ficaram assim:



Confeccionei todos os convites com bastante antecedência, acho que mais de 1 ano antes, não me lembro. A estrutura dele é feita com papel cartão, primeiro fiz a medida numa folha de sulfite, fui cortando até achar um formato que me agradou, ficou um pouco mais gordinho que o que serviu de inspiração e depois fui cortando os demais baseado no molde. Para a parte do tecido que colei posteriormente fiz a mesma coisa, primeiro cortei um molde, e depois fui cortando todos eles iguais baseados no molde, e só depois fui colando, depois de seco, cortei para tirar as sobras de tecido, as bolsinhas eu também cortei as tiras e depois fui colando. E cortei as pontinhas para dar esse efeito. Por último colei a fita de cetim.

O convite foi impresso em papel sulfite, nesse campo em branco eu colava o papelzinho da sugestão de presente. E dobrava a parte do endereço para que só aparecesse a inscrição do Chá da Pri. Coloquei em um saquinho transparente junto com a cartela de bingo e selei com o nome da convidada. E ainda coloquei imãs atrás do avental para que pudesse ser colado na geladeira. Recebi muitos elogios por parte das convidadas e vi vários deles colados em geladeiras. Senti que todo mundo gostou bastante!!! Na minha opinião esse cuidado com o convite até influenciou na empolgação em comparecer, e também na qualidade/beleza dos presentes!  O convite ficou assim:

Sobre as cartelas de bingo, desde que me resolvi pelo Chá, tinha na mente que não queria nada que eu ficasse constrangida ou mesmo as convidadas,  sei que normalmente se pega muito pesado com a noiva, então pesquisei muito na internet formas de como divertir sem constranger, até porque queria terminar o Chá com a mesma aparência que comecei! (É gosto...), depois de muitooooo pesquisar encontrei relatos falando sobre o bingo... e que existem duas formas de fazer: a 1º. você entrega uma cartela em branco para as convidadas e elas preenchem com o que elas acham que a noiva irá receber de presente, a 2º. e mais trabalhosa, você separa os presentes e vai preenchendo na cartela, eu fiz assim, numerei os presentes, e peguei cartelas de bingo de verdade e fui preenchendo com o que aquele número significava, dessa forma usei a mesma lógica do bingo, deve ter outras formas de fazer, mas acabei fazendo a mais complicada :-p, mas deu certo!
                As minhas inspirações de cartela foram essas aqui:

As minhas ficaram assim:


Achei interessante imprimir nas costas da cartela algumas orientações, já que algumas pessoas, principalmente de mais idade, acabam não indo em Chás de Panela com medo de constrangimentos.

Inspiração de Decoração:

                Tinha na cabeça que queria uma decoração bem bonita, mas não sabia nem por onde começar, então lá fui eu di novo pro Google, e salvei essas fotos de inspiração:




 

De cada uma dessas fotos tirei uma inspiração, da primeira a ideia de pintar os vidros na cor da decoração e colocar flores naturais dentro, da segunda como compor a mesa! Da terceira esses pompons lindoss!!!! E a Quarta... bom... a quarta deu um trabalhãooooooo!

Depois que vi essa foto achei um luxo!!!! E comecei a pesquisa do preço das xícaras, mas não conseguia achar nada abaixo de R$ 3,00 x 50 convidadas (que apesar de ter convidado mais, era o número que eu esperava), daria ai R$ 150,00 e era quase metade do orçamento que eu tinha para o chá! Sem condições! Ia optar mesmo pelo copo de isopor, mas não conseguia me conformar com ele, queria as xícaras, todas iam adorar e ainda levariam para casa como lembrança. Comentei isso com a minha cunhada, uma amiga dela ouviu, e disse: “Eu tenho um bom contato para você, tenho uma amiga que trabalha com porcelana, e existem produtos de 2º. Linha que eles vendem e sai muiiiiiiito mais em conta, os defeitos são mínimos”, entrei em contato com o contato, e consegui um valor bem bacana, não foi nenhum milagre, mas as xícaras eram brancas! E eu poderia escrever nelas, era muito mais do que tinha sonhado! Pois bem, quando chegou para mim aquela caixa enormeeeee, com 50 xícaras para que eu pintasse, escrevesse ou sei lá que ainda não tinha decidido... é que me bateu aquele pânico, será que vai dar tempo? Será que vou conseguir? Será que as convidadas vão realmente gostar? Agora não dava pra voltar atrás, pois bem, mãos a obra para pesquisar di novo no meu amigo Google, como as pessoas faziam e criei um layout, descobri que existem umas canetas para escrever na porcelana, e depois de ficarem do jeito que você quer, você coloca elas para “assarem” no forno de casa por 90 minutos. Lá foi eu e minha Mãe (ela fez todos os pinguinhos das florzinhas!) E ficamos desenhando e desenhando, acho que para fazer todas, eu gastei umas 8h de serviço, é claro que fiz em etapas, um dia fiz metade, assei, e em outro dia, fiz a outra metade, e assei também! O Resultado ficou assim:

 

Amarrei nelas uma papelzinho escrito: “Me Leve” e do outro lado “Lembrança do Chá da Pri”, não precisei falar duas vezes... rsrsrsrs foi sucesso absoluto e quase que não sobra nem para mim!

A Véspera:

                Primeiro estava com medo de irem todas as minhas convidadas e as xícaras e os preparativos não serem suficientes para tanta gente, mas a semana do dia 10, começou bem ruim, com muito frio e chuva! E o pânico de Noiva começou, e se não vir ninguém? E se nada der certo? E se... e se... comecei a ficar super tensa!!! O Sábado foi só de preparativos, minha prima e madrinha é formada em gastronomia então estava bem assessorada, uns 20 dias antes fizemos todos os pães de queijo, até o noivo e meu pai ajudaram! E deixamos congelados, no dia foi só assar, fizemos no sábado: brigadeiro de colher de brigadeiro e também de nozes! Os bolos minha Mãe que fez todos, o bolo das solteiras eu decorei (na verdade esqueci de decorar, afeeee só percebi hoje vendo as fotos), e tudo o que deu para adiantar. 

O Grande dia:
                Mal acordei e já estava empolgada: “É hoje... é hoje... é hoje!” Como tinha dormido na casa do noivo, já peguei minhas coisas e fui buscar minha tia, vó e prima com o bebê dela, todas iam almoçar em casa e já ficariam para ajudar! Cheguei em casa e já comecei a decoração, tinha um batalhão de mulheres ajudando, acho que quase umas 10... umas fazendo os lanchinhos com presunto e queijo, outras terminando de decorar o brigadeiro de colher, eu abrindo os pomponzãos! E outras cuidando dos vasos de flores, foi uma delícia ver todo mundo ajudando em prol do seu dia! Isso não tem preço! E sem elas eu não teria conseguido! O Chá estava agendado para as 14h, e acreditem, terminei de pendurar os pomponzãos nesse horário! Eu já tinha deixado todos eles prontos e só faltava abrir, mas deu um trabalhão para abrir, e ninguém conseguia abrir, então praticamente abri todos, uma ou outra se arriscavam a abrir, mas desistiam logo em seguida, só a namorada do meu primo, que depois que começou a me ajudar, foi até o final! Corri para me trocar e adivinhem? A roupa que eu tinha mentalizado ficou horrível!!!! “...coisas de Laurinha...” não tinha muito tempo, então fui no meu certeiro vestido azul e usei os acessórios Pink que estava reservando a muito tempo para o chá! Até minhas unhas pintei de Pink e não é que a combinação ficou ótima?

 Ufaaaaa. Olhem como ficou a decoração:







                Acho que devido aos meus pedidos a maior parte das convidadas foi pontual e começaram a chegar às 14h... e com elas muitoooooooossssss presentes! Reservei duas mesas que quase que não foram suficientes! Amém. Montei um cronograma e às 15h comecei as brincadeiras, não era justo com as pontuais ficarem esperando as atrasadas, fui num chá de cozinha, que cheguei no horário agendado e a Noiva ficou umas 3 horas esperando as amigas, cada hora era uma diferente... e a gente sem ter o que fazer... e sem comer... achei um horror e tentei não cometer o mesmo erro!  

Brincadeiras:
                A 1º. Brincadeira foi que a gerou mais expectativa e curiosidade e confesso que me emocionou muito! Todo mundo que ia chegando, a minha irmã e organizadora (de preto na foto acima), pedia para que a convidada cortasse um pedaço de lã do tamanho que quisesse e guardasse até o início do Chá, algumas cortaram bem grandes e algumas bem pequenininhos. A brincadeira era o seguinte: a convidada tinha que se apresentar e contar como me conheceu ou uma história sobre mim, enquanto falava ela tinha que ir enrolando aquele pedaço de linha no dedo, não poderia parar de falar enquanto ainda restasse linha! O resultado foi ótimo, saíram histórias maravilhosas e que me emocionaram muito! A maioria acabou contando como me conheceu...

                A 2º. Brincadeira é a famosa batata quente ou brincadeira das caixas, você vai embrulhando uma caixa dentro da outra, e para brincar é como na batata-quente, mas você tem que dar a entender que é algo ruim dentro da caixa, para que realmente elas tenham pressa de passar, quando a música para, a pessoa que está com a caixa abre e retira o que tem dentro, coloquei algumas coisas engraçadas e alguns presentinhos.
            
A 3º. Brincadeira foi um jogo da memória, mas é claro que as convidadas não sabiam disso, pegamos vários utensílios da cozinha (um total de 22) e colocamos em uma fita, eu sai da sala e entrei novamente dançando com aqueles objetos, apenas dei a dica para prestarem atenção em mim, depois sai da sala, retirei os objetos e voltei, foi só ai que minha irmã explicou a brincadeira, distribuímos papel e elas teriam que lembrar de todas as coisas que estavam penduradas. Para quem acertasse mais, ganharia um brinde, e não é que deu empate?

 Depois finalmente fizemos a pausa para o chá!


O Bingo              
         Como eu já esperava algumas pessoas esqueceram suas cartelas, mas como eu sou prevenida, fiz várias cartelas a mais, e também deixei separada váriassssss canetas, mas mesmo assim quase faltaram! Gente olha a montanha de presentes para abrir... que delícia!



         Algumas pessoas me perguntam se vale a pena fazer Chá de Panelas, principalmente pelo aspecto financeiro, pois se ganham presentes, mas se gasta muito com outras coisas, e que às vezes é mais fácil você usar esse dinheiro para ir na loja e escolher do seu gosto, eu em momento algum, fiz pensando nos presentes, é claro que todo mundo sabe que dá uma boa ajuda, mas preparei cada detalhe com muito carinho e dedicação, e dei de mim o meu melhor, para que as convidadas se divertissem, interagissem e que esse Chá fosse inesquecível! Convidei todo mundo que convidei para o casamento, é claro que nem todo mundo foi... ufaaaa... senão as xícaras não iam ser suficientes... srsrsrs, infelizmente algumas pessoas tiveram imprevistos e não puderam comparecer. A maioria mesmo não indo acabou me enviando os presentes, o que aumentou mais ainda a montanha! Tenho certeza que todas que foram tem um carinho especial por mim e vice-versa, teve gente que veio de longe, minha tia madrinha veio de Minas Gerais para o Chá! Senti muito cuidado e carinho na escolha de cada presente que recebi, cada um vai fazer parte e será lembrado no meu dia-a-dia de casada. Não há presente caro no mundo que substitua um presente escolhido com carinho! Tentei dar atenção  a todas que estavam presentes, é claro que foi tudo mundo corrido e passou voando, mas foi maravilhoso e inesquecível! Perfeito eu diria! Acreditem, que até São Pedro colaborou, depois de uma semana de muita chuva, foi um domingo perfeito! Até o Sol brilhou! Então meu conselho é... faça chá de cozinha sim! Prepare com carinho que suas convidadas também terão muito carinho em participarem e te presentearem! Espero ter inspirado outras noivinhas e obrigada para as que leram até aqui! Logo logo é o relato do casamento... ai...  Bjs...
Ps. Com esse chá, agora eu realmente acredito que a noiva não consegue comer... gente eu mal comi pão de queijo que eu amo de paixão! Mas valeu cada minuto dedicado!

23 comentários:

  1. Nossa Adorei tudo... Com certeza será uma grande inspiração para o meu chá... E o convite, acho que já vou começar a confeccionar os meus...
    To te seguindo. bjs
    http://vaisaircasorio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Dadau, que bom que gostou! Se precisar de ajuda em algo, estou à disposição, bjs e boa sorte!

      Excluir
  2. Oie!!
    Tudo bem?
    Acabei de achar seu blog,pesquisando sobre chá bingo. Me ajudou muito!
    Eu também quero uma brincadeira como essas,e eu estou com MUITA dificuldade pra fazer as cartelas...
    Vc poderia me ajudar?
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. oie Bruna... Ajudo sim, você só precisa me dizer suas dúvidas, se preferir me envia um e-mail magawaine@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!! Estou com muita dificuldade de fazer as cartelas do bingo!!! Você poderia me ajudar??? Meu e-mail é: ully.reis@globomail.com
      Obrigada!!

      Excluir
  4. Nossa vc esta de parabens pela criatividade!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo bom gosto, Pri. Tenho umas dúvidas, se puder me ajudar? Te enviei um e-mail. Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente DEMAIS!
    Vou copiar muitas coisas!

    Bjus!!!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!!!! Boa sorte no seu chá, vai ser sucesso garantido! Bjs

      Excluir
  7. A tres anos que planejo meu cha de panela>Estou fazendo como vc, pesquisando e até então não havia encontrado algo tão lindo.Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí que legal! Tenho certeza que o seu será um sucesso!!!! E obrigada pelo elogio! bjs

      Excluir
  8. Oi, adorei o blog, e adorei a ideia da xícara, mto original, vc poderia me passar o contato onde comprou? Obrigada! Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana, segue abaixo os contatos, bjs e boa sorte!

      Lilian Braz
      Gerente de Vendas - Show Room
      Fone: 19 3581-2667| Fax 3585-4341
      email - lilian@portobrasilceramica.com.br

      Excluir
  9. Olá Priscila!!

    Como foi feito o convite? pode me dar uma idéia? vc tem o arquivo para me passar? para eu alterar...
    meu e-mail é vivi.cribas@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi, pode deixar vou te responder por email! bjs

      Excluir
    2. Olá Pri!! Eu tbm queria o modelo do convite ou um arquivo... Algo assim. Amei o seu convite e queria fazer o meu assim. Não tenho data para fazer chá ainda mas quero ESSE convite. Achei muito lindo. Vc está de Parabéns!!!
      Meu e-mail: alice.lourenco@hotmail.com
      Agradeço... Bjim

      Excluir
  10. Ola Pri, adorei tudo, muito lindo, gostaria de saber como foi feito o convite ou se vc pode me ajudar a fazer..meu email é wahida_consultora@hotmail.com.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada pelos elogios! Respondi no seu email! Vou tentando te ajudar por lá ok? Bjs

      Excluir
  11. Olá Pri,
    Adoooorei seu blog, voc tem as tabelas de bingo??
    Você poderia me enviar??
    julia.vitorino.gomes@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Oi Pri, bom dia..
    Sou madrinha da noiva e minha missão é fazer as brincadeiras.. você poderia me ajudar??
    Você teria as tabelas do bingo?Poderia me enviar??
    email: liber_vivi@hotmail.com

    Obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vivi, posso sim, vou enviar no seu e-mail, bjs

      Excluir