quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Doe Sangue e Salve Vidas


Gente, sei que talvez seja até piegas, mas tenho que dividir com vocês, eu hoje tenho 27 anos, até uns 24 morria de medo de agulha, a ponto de quase perder o sono quando sabia que tinha que retirar sangue, até que caiu a ficha,: é só uma picadinha, doi menos do que as vezes bater o dedinho na quina da cama, superado esse medo (Não que eu seja a mais corajosa das corajosas agora, rsrsrs, que fique olhando a enfermeira me picar, mas já suporto bem), como meus pais sempre doam sangue, prometi a mim mesma que qualquer dia iria com eles, e no dia 01 deste mês surgiu a oportunidade.
O processo é bem simples, primeiro eles picam o seu dedo para colher uma amostra e verificar se realmente você pode ser um doador, depois é feito uma entrevista com um médico que faz diversas perguntas de rotina, depois disso você é encaminhado a uma sala com poltronas confortáveis e enfermeiras muito atenciosas (pelo menos no meu caso, fui doar no interior em S. João da Boa Vista/SP), claro que não olhei a picada, mas foi bem rapidinha, e a enfermeira disse que o processo demoraria cerca de 15 minutos, pensei, tô ferrada, mas conversa vai, conversa vem, e quando ela veio retirar nem acreditei de tão rápido que foi, não senti nada, nenhuma reação adversa e se soubesse que era tão tranquilo já teria doado antes, é tão bom saber que com um gesto tão simples você ajuda cerca de 3 pessoas, seja um acidentado ou alguém doente, nossa é uma sensação muito boa! E é uma experiência única também, quem nunca fez, quando tiver a oportunidade faça! Vocês não vão se arrepender!

O Programa Doe Sangue Salve Vidas visa motivar pessoas no compromisso de sensibilizar a sociedade a respeito da importância do ato de doação de sangue. Doar sangue não engorda, não emagrece, não vicia, não afina nem engrossa o sangue. Simples e rápida, a doação pode ser realizada por qualquer pessoa saudável, com até 65 anos de idade. Homens podem doar sangue a cada três meses e mulheres a cada quatro meses. Procure em sua cidade os locais para doação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário